Artigos Café Brasil
Brazilian Rhapsody
Brazilian Rhapsody
O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian ...

Ver mais

O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações ...

Ver mais

Bandidos Na TV
Bandidos Na TV
Assisti Bandidos Na Tv, nova série na NetFlix, que ...

Ver mais

1964 – O Brasil entre armas e livros
1964 – O Brasil entre armas e livros
Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo ...

Ver mais

679 – Será que acordamos?
679 – Será que acordamos?
Adalberto Piotto apresenta o programa Cenário Econômico ...

Ver mais

678 – Dominando a Civilidade
678 – Dominando a Civilidade
Vivemos uma epidemia de incivilidade que ...

Ver mais

677 – Teorias da Conspiração
677 – Teorias da Conspiração
Vivemos numa sociedade assolada por grandes ...

Ver mais

676 – Homem na Lua 2
676 – Homem na Lua 2
Cinquenta anos atrás o homem pousou na Lua. Mas parece ...

Ver mais

LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi
LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi
O Abbey é um imigrante africano, que chegou ao Brasil ...

Ver mais

LíderCast 165 – Ícaro de Carvalho
LíderCast 165 – Ícaro de Carvalho
Um dos mais influentes profissionais de comunicação ...

Ver mais

LíderCast 164 – Artur Motta
LíderCast 164 – Artur Motta
Professor que fez transição de carreira e usa podcasts ...

Ver mais

LíderCast 163 – Amanda Sindman
LíderCast 163 – Amanda Sindman
Profissional de comunicação, jornalista e mulher trans. ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Resumo da Aula 2 do Curso On-line de Filosofia (COF)
Eduardo Ferrari
Resumos e Artigos
A segunda aula do COF, ministrada em 21 de março de 2009, teve a duração de 3h43min e foi resumida em menos de cinco minutos de leitura, com o objetivo de levar ao conhecimento do leitor uma ...

Ver mais

A quem interessa a divisão da sociedade?
Jota Fagner
Origens do Brasil
O atual estado de intolerância ao pensamento diferente, manifesto nas agressões que começam nas redes sociais e terminam em confrontos físicos no meio da rua, é o resultado de um processo de ...

Ver mais

TRIVIUM: CAPÍTULO 3 – MORFOLOGIA CATEGOREMÁTICA (parte 2)
Alexandre Gomes
Depois de listar todas as CATEGORIAS DE PALAVRAS, de acordo com a Gramática Geral irei tratar com mais calma de cada categoria. Seguindo a lista da lição anterior, vamos começar pelo grupo das ...

Ver mais

Simples assim
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Simples assim Excelência em Educação Dia 10 de agosto, compareci a um evento muitíssimo interessante. Estimulado pela chamada do convite eletrônico – Avanços na educação pública: o que podemos ...

Ver mais

Cafezinho 205 – Agrotóxicos – melhor seria não usar V
Cafezinho 205 – Agrotóxicos – melhor seria não usar V
O problema do agrotóxico no Brasil não é dos ...

Ver mais

Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV
Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV
Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ...

Ver mais

Cafezinho 203 – Agrotóxicos – melhor seria não usar III
Cafezinho 203 – Agrotóxicos – melhor seria não usar III
Quem é o idiota que quer deliberadamente envenenar seus ...

Ver mais

Cafezinho 202 – Agrotóxicos – melhor seria não usar II
Cafezinho 202 – Agrotóxicos – melhor seria não usar II
Se não bastassem as dificuldades para comprar, ...

Ver mais

Sobre otários e sacanas

Sobre otários e sacanas

Luciano Pires -

Num período de 72 horas fui sacaneado pela Sky, VivoTv, Avianca e Nextel. Reclamei, liguei para os canais (in)competentes, passei horas ao telefone falando com atendentes que não tem como resolver os problemas, ouvi promessas que sabia que não seriam cumpridas e quando forcei a barra para que os atendentes dissessem claramente (para que ficasse gravado) as propostas indecentes que me fizeram, as ligações eram derrubadas, etc etc etc. Nada que você não conheça. O tempo passa, a Anatel, a Anvisa, a Infraero e o governo ameaçam endurecer, mas não adianta: no Brasil, todo consumidor é um otário.

A alternativa é não consumir os produtos das empresas que nos sacaneiam, não é? Bem, se você puder abrir mão, é uma boa saída, mas nem sempre isso é possível. No meu caso, por exemplo, telefonia celular e tv a cabo são ferramentas de trabalho das quais não posso prescindir. Então fico refém das empresas sacanas.

Existe uma diferença entre empresas incompetentes e empresas sacanas. As incompetentes são aquelas que são ruins por incapacidade técnica, equipes fracas e atendimento medíocre. Mas como só são ruins por incompetência, existe uma esperança de melhoria no futuro. Temos muitos exemplos de empresas que aprenderam com os erros e melhoraram com o tempo.

Já as sacanas, não melhoram. Sabem da incompetência e continuam medíocres. Mantém um atendimento péssimo enquanto gastam milhões nas propagandas que espalham promessas e criam expectativas. Pagam por processos que dificultam a vida de seus clientes. As sacanas marcam e não aparecem. Cancelam e não avisam. Vendem e não entregam. Deixam esperando na linha. Aumentam valores sem avisar. E por aí vai.

Mas empresas não podem ser sacanas. Só gente que pode. Empresas são sacanas quando tem lideranças sacanas, normalmente com MBAs, roupas bacanas e discursos cheios de palavras da moda. Gente que trata os problemas dos clientes como estatísticas e fica satisfeita com aquele 1% de reclamações, sem atentar que para o cliente que reclama a insatisfação é 100%.

Esses manés merecem nosso repúdio e indiferença. São eles – e não o atendente ignorante do 0800 ou a moça do balcão da cia aérea – a razão principal dos problemas.

Escolado, optei pelo bom humor. Fui sacaneado? Vou para as mídias sociais, crio imagens, publico comentários e aos poucos vou incomodando esses mastodontes. O Twitter é fantástico, algumas empresas sacanas monitoram e fazem contato imediatamente. O Linkedin é precioso para encontrar os líderes dessas empresas e fazer contato direto. E receber um comentário no Facebook como: “Eu estava prestes a fechar um negócio com essa empresa. Obrigado pelo alerta, não farei isso!”, não tem preço.

É minha vingança silenciosa: garanti um otário a menos para ser sacaneado.

Portanto, se você for sacaneado, não perca tempo brigando com aqueles pobres coitados dos atendentes. Procure o sacana.

Ele é o chefe.

Luciano Pires