Iscas Intelectuais
Brazilian Rhapsody
Brazilian Rhapsody
O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian ...

Ver mais

O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts
O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações ...

Ver mais

Bandidos Na TV
Bandidos Na TV
Assisti Bandidos Na Tv, nova série na NetFlix, que ...

Ver mais

1964 – O Brasil entre armas e livros
1964 – O Brasil entre armas e livros
Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo ...

Ver mais

683 – O peixe
683 – O peixe
E aí, hein? Dar o peixe ou ensinar a pescar? Será que ...

Ver mais

682 – LíderCast 13
682 – LíderCast 13
É isso que é o LíderCast. Uma homenagem a quem ...

Ver mais

681 – Agrotóxicos: remédio ou veneno
681 – Agrotóxicos: remédio ou veneno
Agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, para ...

Ver mais

680 – Nova Previdência 2
680 – Nova Previdência 2
A Nova previdência é o primeiro passo para colocar o ...

Ver mais

LíderCast 170 – Rodrigo Galvão
LíderCast 170 – Rodrigo Galvão
Rodrigo Galvão assumiu aos 35 anos de idade a posição ...

Ver mais

LíderCast 169 – Marília Guimarães e Eduardo Dantas
LíderCast 169 – Marília Guimarães e Eduardo Dantas
Marilia Guimarães e Eduardo Dantas – a dupla ...

Ver mais

LíderCast 168 – Pedro Hipólito
LíderCast 168 – Pedro Hipólito
CEO da Five Thousand Miles, empresa portuguesa que se ...

Ver mais

LíderCast 167 – João Kepler
LíderCast 167 – João Kepler
Especialista em empreendedorismo, startups, marketing e ...

Ver mais

Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno ...

Ver mais

046 – Para quem vai anular o voto
046 – Para quem vai anular o voto
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com ...

Ver mais

Confraria Café Brasil
Confraria Café Brasil
A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas ...

Ver mais

Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata T02 10
Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 10 - Hábitos ...

Ver mais

Por que Bolsonaro exagera?
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Como se já não enfrentássemos todos os problemas possíveis – e mais uns imaginados – Bolsonaro parece se esforçar para piorar os reais e parir os imaginários. Por qual razão o ...

Ver mais

TRIVIUM: CAPÍTULO 3 – CARACTERÍSTICAS GRAMATICAIS DOS SUBSTANTIVOS (parte 3)
Alexandre Gomes
Até agora mostrei maneiras um pouco diferentes de se ver um SUBSTANTIVO. Usando um tanto de Lógica e  Filosofia para explicar SUBSTANTIVOS e ADJETIVOS. E só para te lembrar: toda a Realidade é ...

Ver mais

Viva Narciso
Jota Fagner
Origens do Brasil
A nossa vaidade nos impede de construir um ambiente mais tolerável A palavra “insentão”, popularizada nos últimos anos, serve para classificar a pessoa que não se deixa iludir pelo canto da ...

Ver mais

O hábito da leitura e seu impacto no desenvolvimento
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
O hábito da leitura e seu impacto no desenvolvimento  “A leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras.” Eduarda Taynara Gonçalves Pereira  (ex-aluna da EEEP ...

Ver mais

Cafezinho 214 – Entropia 2
Cafezinho 214 – Entropia 2
Entropia precisa de manutenção, de consertar o que é ...

Ver mais

Cafezinho 213 – Entropia
Cafezinho 213 – Entropia
Encontrar e consertar uma goteira ou uma trinca é ...

Ver mais

Cafezinho 212 – Cérebros roídos
Cafezinho 212 – Cérebros roídos
Na República das Banalidades, o que não é visto e nem ...

Ver mais

Cafezinho 211 – O crítico e o criativo
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo
Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para ...

Ver mais

As causas e efeitos das barreiras de comunicação no trabalho

As causas e efeitos das barreiras de comunicação no trabalho

Mauro Segura - Transformação -

Quando se fala em comunicação no ambiente de trabalho, eu tenho um ponto de vista que nem sempre é compartilhado pela maioria das pessoas. Certamente vivemos um ambiente abundante de ferramentas e meios de comunicação dentro das organizações, nunca tivemos tantos recursos como agora. Tal contexto vem permitindo o desenvolvimento de ambientes mais colaborativos e transparentes dentro das empresas, dando mais voz aos funcionários, desafiando as barreiras hierárquicas e aumentando a eficiência operacional de forma geral. Essa é a parte boa. Por outro lado, tal contexto também cria uma enorme pressão na comunicação das lideranças dentro das organizações, que vem sofrendo grandes desafios para ganhar mais protagonismo e confiança dos liderados. Minha atividade profissional me permite circular por grandes e médias empresas, por isso, tenho convicção em dizer que, atualmente, uma das maiores barreiras para o sucesso de qualquer empresa é a comunicação no ambiente de trabalho, por mais irônico que isso possa aparecer por conta de todas as facilidades tecnológicas que temos hoje para nos comunicarmos.

O problema é que comunicação não é uma questão de tecnologia, mas é uma atividade entre humanos.

Uma excelente pesquisa da The Economist Intelligence Unit revela algumas das causas e dos efeitos percebidos das falhas de comunicação dentro das empresas. O documento me fez bem porque vai em linha com as coisas que acredito. A pesquisa foi realizada entre nov/2017 e jan/2018 e incluiu 403 executivos seniores, gerentes e jovens de empresas nos Estados Unidos. O relatório fornece insights sobre o que os funcionários veem como as maiores barreiras à comunicação no local de trabalho, suas causas e seu impacto na vida profissional. Os resultados completos da pesquisa estão incluídos no relatório em PDF chamado “Communications barriers in the modern workplace“. A seguir apresento um resumo e alguns pontos que me chamaram a atenção.

O sumário do estudo destaca cinco pontos:

  • A comunicação deficiente está causando um tremendo impacto no local de trabalho

Instruções pouco claras de superiores, reuniões sem sentido e outros fatores estressantes podem se transformar em problemas maiores, com impactos generalizados nos negócios. Os entrevistados dizem que as barreiras de comunicação estão levando a atrasos ou falhas na conclusão de projetos (44%), baixa moral (31%), perda de desempenho (25%) e até perda de vendas (18%).

  • A causa mais frequentemente citada de barreiras de comunicação é fundamentalmente humana: diferentes estilos de comunicação

Em uma era de ferramentas de comunicação em constante mudança e em tempo real, essa barreira torna-se mais complexa por diferenças geracionais e funcionais nas preferências de comunicação.

  • O uso de mensagens instantâneas e mídias sociais no trabalho reflete uma lacuna de como as gerações usam determinadas ferramentas de comunicação

Quase um terço dos millennials (31%) dizem que usam mensagens instantâneas no trabalho todos os dias, em comparação com apenas 12% dos baby boomers. Os futuros executivos estão descobrindo que precisam se adaptar se quiserem ser mais eficazes ao trabalharem com as gerações mais velhas, que preferem pegar um telefone. Por outro lado, as gerações mais velhas seriam mais sábias se adotassem as novas ferramentas de comunicação nas quais os líderes em desenvolvimento continuarão a confiar.

  • Existe uma discrepância entre as ferramentas de comunicação que as pessoas acham mais eficazes e as que elas usam regularmente

Ferramentas visuais, por exemplo, são relativamente subutilizadas quando comparadas com a sua eficácia. Videoconferências, decks de apresentação e quadros brancos são amplamente vistos como muito eficazes para ajudar os entrevistados a compartilhar ideias e compreendê-las bem. No entanto, o e-mail é o método ainda mais comumente usado de comunicação no local de trabalho, apesar de não ser considerado muito eficaz pela maioria dos entrevistados.

  • A posição de um funcionário na hierarquia organizacional afeta as consequências que eles enfrentam devido à comunicação deficiente

Os gerentes de nível médio tendem a ser mais afetados pelas barreiras de comunicação. Por exemplo, quase metade dos diretores (49%) diz que seus colegas experimentam as consequências de uma comunicação deficiente com frequência ou com muita frequência – mais do que executivos de alto nível e funcionários não gerentes. Esse fato, no entanto, não surpreende, considerando que eles estão constantemente transmitindo informações entre executivos seniores e funcionários juniores, ambos com diferentes abordagens de comunicação.

Os cinco pontos acima resumem muito bem todo o relatório, que me parece irrepreensível em suas avaliações, mas algumas questões adicionais me chamaram a atenção.

As quatro causas mais citadas para a comunicação deficiente nas empresas foram:

  • Diferentes estilos de comunicação (42%),
  • Pouca clareza de responsabilidades (34%)
  • Pressões de tempo (31%)
  • Falta de uma liderança mais forte (29%)

Essas causas sugerem que os gerentes precisam ajustar seus estilos de comunicação para aumentar a eficácia na relação com seus liderados. Isso permitiria que os membros da equipe tivessem mais compreensão do que precisa ser realizado e as expectativas das metas a serem cumpridas.

Outro ponto super relevante são os gaps existentes entre gerações. No entanto, gerações diferentes concordam em algumas questões, como por exemplo: 65% dos entrevistados disseram que reuniões presenciais (face-to-face) são um modo muito eficaz de comunicação – e esse número não varia significativamente entre gerações. Por outro lado, apenas 22% dizem que têm reuniões presenciais todos os dias.

No documento, aparece uma citação de Art Markman, professor de psicologia e marketing na Universidade do Texas, em Austin: “Somos melhores na comunicação ‘face-to-face’ em pequenos grupos, em tempo real. A globalização e o horário de trabalho flexível estão distribuindo as pessoas no tempo, estreitando a janela de disponibilidade para as pessoas se juntarem, quando elas poderiam se encontrar pessoalmente”.

A flexibilidade no trabalho pode ser benéfica individualmente para as pessoas, mas para o trabalho em equipe e para comunicação no ambiente de trabalho, essa parece ser uma prática danosa.

Um quadro muito interessante apresentado no documento é esse a seguir, que mostra os modos de comunicação e a frequência usada por cada geração nas diversas ferramentas de comunicação. Veja o nível de uso do e-mail. Vale a pena olhar o quadro para entender o contexto. Apesar da pesquisa ter sido feita nos Estados Unidos, acredito que ela também represente a realidade no Brasil

 

Para terminar…

O relatório é ótimo, repleto de observações e conclusões relevantes, porém, deixa a principal questão no ar, que é uma pergunta simples, mas de complexa resposta: Como resolver esses gaps e barreiras? Certamente não existem respostas simples e nem únicas. Cada organização tem sua maturidade e idiossincrasias, o que sugere direções e remédios diferentes. O único ponto que me parece comum é que a solução de tais desafios tem que sair da sala da alta liderança nas empresas, existe uma evidente necessidade dos altos executivos se ajustarem continuamente à nova realidade que temos hoje nas empresas, com a chegada de uma nova geração de profissionais, novas tecnologias emergindo constantemente e uma real demanda da sociedade por uma comunicação mais genuína e aberta.

Ver Todos os artigos de Mauro Segura