Iscas Intelectuais
Produtividade Antifrágil
Produtividade Antifrágil
PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL vem para provocar você a rever ...

Ver mais

Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o ...

Ver mais

Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Pois é... esta semana completo 64 anos de idade. ...

Ver mais

Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração ...

Ver mais

Café Brasil 721 – Lake Street Dive
Café Brasil 721 – Lake Street Dive
Olha, os dias andam um saco! Todo mundo nervoso, ...

Ver mais

Comunicado sobre o LíderCast
Comunicado sobre o LíderCast
Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do ...

Ver mais

LíderCast 204 – Marco Bianchi
LíderCast 204 – Marco Bianchi
Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, ...

Ver mais

LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
Empreendedor de Vitória, no Espírito Santo, que começa ...

Ver mais

LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
Que está à frente da LEO Learning Brasil, uma empresa ...

Ver mais

Sobre Liberdade
Sobre Liberdade
Abri uma das aulas de meu curso Produtividade ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
A mente da gente é que nem o Windows; está agitando mas ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 - Livre-se do lixo

Ver mais

Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Desenvolva a sua própria pegada produtiva!

Ver mais

Pandemia ou misantropia?
Filipe Aprigliano
Iscas do Apriga
Mais importante que defender a sua opinião, é defender o direito de livre expressão e escolha.

Ver mais

Revisionismos e intolerância
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar ...

Ver mais

Motivos de orgulho
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Motivos de orgulho Numa época repleta de dificuldades, pessimismo e más notícias como a que estamos vivendo em razão da pandemia de coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas, ...

Ver mais

5 ações de marketing para ajudar a superar a crise do coronavírus
Michel Torres
Negócios em todo o mundo estão sentindo os efeitos da pandemia: menos clientes, menor receita e o medo de não ter condições de aguentar esse tempo de prejuízo. Precisamos salvaguardar a saúde e o ...

Ver mais

Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus ...

Ver mais

Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse ...

Ver mais

Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.
Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das ...

Ver mais

Cafezinho 292 – A bunda da Daniele
Cafezinho 292 – A bunda da Daniele
Qual janela você escolheu para ver o mundo?

Ver mais

Resumos das aulas do COF e temas diversos

Resumos das aulas do COF e temas diversos

Eduardo Ferrari - Resumos e Artigos -

Bom dia, Boa Tarde, Boa noite! Vida longa ao Café Brasil e à Confraria!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Luciano Pires pelo espaço e a oportunidade de publicar alguns dos meus resumos. Meu nome é Eduardo Ferrari, trabalho no Banco Central do Brasil há 21 anos, formado em administração de empresas, com pós-graduação em economia. Há uns 4 anos conheci o Café Brasil ouvindo o podcast Radiofobia do Leo Lopes e nunca mais larguei. Vivenciei inúmeras histórias e participei de diversas ações na Confraria Café Brasil do Telegram, onde fiz muitos amigos virtuais e reais. Coisas incríveis como ajudar nas campanhas humanitárias de um pastor confrade, participar de força-tarefa para encontrar confrade que se acidentou e ninguém sabia para qual hospital fora levado, ajudar em grupo de orações para confrades e parentes de confrades enfermos, ver um confrade ajudando o outro a arrumar emprego e outras dezenas de situações que se contar ninguém acredita.

Quanto aos meus resumos, eu percebi que poucas pessoas tem tempo ou paciência para assistir um vídeo, uma aula, ou um podcast de duas, três, quatro horas. Então comecei a tentar extrair desses longos vídeos ou áudios o máximo de conteúdo no menor tempo possível de leitura. Há resumos de aulas de quase 4 horas, por exemplo, em que os principais pontos na minha visão foram condensados em apenas 5 ou 6 minutos de leitura.

O objetivo nunca foi esgotar os assuntos, mas dar a oportunidade ao leitor interessado no tema, de ter uma ideia do que tratam os longos vídeos ou áudios sem investir tanto tempo, para, em seguida, aprofundar-se no material original.

No momento estou trabalhando em resumos das aulas do Curso On-line de Filosofia (COF) do professor Olavo de Carvalho. Já adianto que não sou fanático nem pelo Café Brasil, nem pelo Olavo, mas confesso que ambos fizeram e estão fazendo um bem enorme para a minha vida. Tem muitas iscas dando sopa nesse mar de conteúdos para pescarmos conhecimento mais aprofundado.

Vou começar disponibilizando o resumo da primeira aula do COF. Espero que gostem:

Resumo da Aula 1 do COF

O Curso de autoria do Professor Olavo de Carvalho vem sendo oferecido desde 14 de março de 2009, data em que foi ministrada a primeira aula. Mais de 10 anos depois, acreditem, o curso ainda continua ativo. As aulas ao vivo vão ao ar às noites de sábado e podem ser assistidas por alunos por meio da internet, com interação via chat.

Por 60 reais mensais, pode se ter acesso a quase 500 aulas em vídeo ou áudio, com conteúdo de valor inestimável. Também estão disponíveis exclusivamente aos alunos dezenas de apostilas com textos de apoio, estudos e transcrições de 224 aulas.

O Professor do COF é tranquilo e quase não fala palavrões. Pelo contrário, ao longo do curso de filosofia tem como pano de fundo uma visão profundamente religiosa, construída não a partir puramente da fé, mas da razão, da realidade e de décadas de estudos intelectuais de alto nível sobre as mais diversas áreas do conhecimento humano.

Considero ser muito difícil ter disponibilidade de tempo para fazer um curso como o COF. A minha experiência tem sido de baixar os áudios no celular para ouvir durante as caminhadas diárias que faço de casa para o trabalho. Por enquanto estou me permitindo apenas ouvir, sem anotar, simplesmente tentando identificar e assimilar as principais mensagens transmitidas, como se fosse uma leitura diagonal de um livro com mais de 10 mil páginas.

A primeira aula do COF apenas descreve as linhas gerais do curso e menciona que o ideal seria assistir a aula ao vivo, depois ouvir a gravação e em seguida ler a transcrição. Ele recomenda que os alunos tenham um caderno do curso para anotar o conteúdo resumido e as próprias ideias dos alunos.

Depois de várias recomendações, como a de que os alunos assumam a responsabilidade de fazer todo o curso, com duração prevista, à época, de 4 ou 5 anos, o Professor elogia a iniciativa de pessoas que se dispõem a estudar filosofia sem a expectativa de obter diploma ou emprego na área, mas por genuíno amor ao conhecimento.

Em seguida, o professor passa o primeiro exercício obrigatório, o Necrológio: o aluno deve supor que morreu e assumir o papel de um amigo que o conheceu em vida para descrever uma breve narrativa de toda a sua vida, supondo que fora atingido integralmente o sonho de ser o que gostaria de ter sido.

Ao avisar que o curso todo seria inspirado na pessoa de Sócrates, o Professor define a filosofia como “a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência, e vice-versa”. Olavo comenta que a primeira filosofia (a de Sócrates) consistia na análise da sociedade em geral sem deixar de considerar a própria posição social dos filósofos nessa sociedade, como uma espécie de coerência entre a filosofia e a vida real.

O professor cita com admiração o trabalho do filósofo alemão radicado nos EUA Eric Voegelin (1901–1985), que analisava a situação política de sua época a partir da experiência real dos seres humanos. Essa capacidade de considerar a experiência real nas interpretações filosóficas e científicas infelizmente teria sido totalmente abandonada pela academia atualmente.

Nesse contexto, Olavo também cita o filósofo alemão Eugen Rosenstock-Huessy (1888–1973) igualmente radicado nos EUA, que teria sido incompreendido naquele País por sua multidisciplinariedade e capacidade de analisar a sociedade a partir da posição social dele mesmo e dos seus alunos.

Nessa esteira, Olavo menciona conversa dele com um amigo sobre Nietzsche, filósofo que, apesar do inegável talento, não teria dominado a técnica filosófica, que consiste em converter conceitos gerais em experiência existencial efetiva, e vice-versa.

São citados positivamente nessa primeira aula o livro Confissões de Santo Agostinho, os filósofos brasileiros Mário Ferreira dos Santos e Vicente Ferreira da Silva, Stanislavs Ladusans, o professor Miguel Reale, José Mário Pereira, Herberto Sales e o embaixador José Osvaldo de Meira Penna.

Na contramão da boa prática científica e filosófica, Olavo declara que nos últimos vinte ou trinta anos a cultura superior no Brasil teria sido destruída.

De maneira bastante enfática o professor atribui a responsabilidade para a retomada da Alta Cultura aos alunos do COF!

Enfim, o foco aqui é passar uma ideia geral do COF e um pequeno resumo da primeira aula para que fique o gostinho de quero mais. Acredito que todos devemos buscar aprimoramento pessoal e espiritual e o COF é uma fonte inesgotável.

Ver Todos os artigos de Eduardo Ferrari