Iscas Intelectuais do Café Brasil

Iscas Intelectuais
O que aprender (ou não) com os headhunters
Mauro Segura - Transformação

Será que os headhunters realmente ajudam (ou não) a nossa carreira? A experiência de Mauro Segura com headhunters pode ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta.

| 17/10/2018 - Mauro Segura em Transformação
Precisamos reaprender a olhar
Mauro Segura - Transformação

Numa era em que o tempo parece escoar pelos dedos, ironicamente precisamos reaprender a “sentar e observar”.

| 14/08/2018 - Mauro Segura em Transformação
Loop
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A entrevista de Jair Bolsonaro ao programa Roda Viva, na TV Cultura, deu o que falar. Não pelos motivos esperados, por paradoxal que pareça; mas pela inexperiência dos jornalistas, que fizeram um péssimo programa ao perguntando mal e explorar pior ainda o polêmico candidato. Em lugar de fisgar o candidato à presidência da República pela […]

| 10/08/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
As causas e efeitos das barreiras de comunicação no trabalho
Mauro Segura - Transformação

Uma das maiores barreiras atuais para o sucesso de qualquer empresa é a comunicação no ambiente de trabalho, por mais irônico que isso possa aparecer por conta de todas as facilidades tecnológicas que temos hoje para nos comunicarmos. Mas quais são as causas? Por que isso acontece?

| 30/06/2018 - Mauro Segura em Transformação
Solidão em rede: estamos cada vez mais solitários
Mauro Segura - Transformação

Vivemos a “cultura do estresse”, de não perder tempo e usar cada minuto para sermos mais produtivos. Mas isso tem um preço.

| 17/06/2018 - Mauro Segura em Transformação
O que aprender quando o futuro já era
Mauro Segura - Transformação

A minha experiência no ano passado mostrou que a história de viver cada dia como se fosse o último é uma baboseira. Aprendi que eu não preciso ter planos mirabolantes para ter uma vida digna, prazerosa e interessante. Aprendi isso de forma muito dura. Essa é a história contada no artigo.

| 15/05/2018 - Mauro Segura em Transformação
Quando descobri que era um péssimo líder
Mauro Segura - Transformação

Durante muito tempo eu me considerei um péssimo líder. Eu me penalizava por vários motivos, mas tinha consciência de que o principal problema era eu comigo mesmo. É essa história muito pessoal que conto no meu post abaixo.

| 05/05/2018 - Mauro Segura em Transformação
Sensações estranhas no trabalho
Mauro Segura - Transformação

Ironicamente, quanto mais experiência profissional eu acumulo, mais incertezas aparecem. Está difícil em lidar com algumas coisas na minha cabeça.

| 26/04/2018 - Mauro Segura em Transformação
As respostas estão sempre dentro de você
Mauro Segura - Transformação

Há 18 anos eu vivi a reunião mais impactante e emblemática que eu já tive com um headhunter. Aprendi lições que levo até hoje comigo.

| 27/03/2018 - Mauro Segura em Transformação
Vivendo em “emergency mode”
Mauro Segura - Transformação

Estou vivendo atualmente uma fase de “emergency mode”… com a clara percepção de que tenho mais coisas para realizar do que a minha capacidade de entrega-las. E aí?

| 02/03/2018 - Mauro Segura em Transformação
Como avaliar uma proposta de emprego em apenas 3 passos
Mauro Segura - Transformação

O cara me perguntou: “Você é capaz de me responder em 1 minuto o que você considera mais importante para se avaliar numa oferta de emprego?”. Eis a minha resposta.

| 03/02/2018 - Mauro Segura em Transformação
Vale fazer um curso universitário se as profissões vão desaparecer?
Mauro Segura - Transformação

Numa perspectiva de que tudo muda o tempo todo, será que vale a pena sentar num banco de universidade para se formar numa profissão que vai desaparecer ou se transformar nos próximos anos?

| 14/12/2017 - Mauro Segura em Transformação
Ensaio sobre a amizade
Tom Coelho - Sete Vidas

“A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-o!” (Antoine de Saint-Exupéry, em “O pequeno príncipe”)   Quando crianças, temos um […]

| 03/12/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
O que aprendi com o câncer
Mauro Segura - Transformação

Esse é o texto mais importante que escrevi na vida. Na ponta da caneta havia um coração batendo forte. Todo o resto perto a importância perto do que vivemos ao longo desse ano.

| 29/11/2017 - Mauro Segura em Transformação
O exercício da perda
Tom Coelho - Sete Vidas

“Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.” (Thomas Fuller)   Um dia você depara com a logomarca da empresa em que trabalha estampada numa página de revista, numa folha de jornal ou num outdoor. E seu rosto ganha contornos de um breve sorriso. Passando em frente à companhia, você admira a […]

| 19/11/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
Sobre uma incrível oportunidade que perdi na vida
Mauro Segura - Transformação

Nem sempre é fácil avaliarmos as oportunidades que a vida coloca diante de nós, principalmente quando somos muito jovens. Essa é uma história que nunca contei para ninguém, diz respeito a uma incrível oportunidade que vivenciei e só mais tarde consegui ter a dimensão do que eu tive na minha frente.

| 13/11/2017 - Mauro Segura em Transformação