Podcasts do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
688 – Doar órgãos é doar vida

A doação de órgãos é um ato de generosidade, é o supremo desprendimento de dar uma parte de si para que outra pessoa viva. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você.

Doar órgãos é doar vida.

| 23/10/2019 - Luciano Pires
686 – O Meu Everest

Em 2001 eu fiz talvez a maior viagem da minha vida. Caminhei pela cordilheira do Himalaia até o Campo Base do Everest, aos pés da maior montanha do mundo. E aquela foi uma viagem transformadora, que agora você poderá conhecer. Ao vivo.

| 09/10/2019 - Luciano Pires
685 – Entrevista no Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.

| 02/10/2019 - Luciano Pires
684 – Susceptibilidade à negatividade

Você está na boa, trabalhando ou fazendo suas coisas, quando alguém lhe dá uma palavra crítica. Abaixa então aquela sensação negativa. E pronto, cara! Seu dia acabou. Isso pode ser chamado de “susceptibilidade à negatividade”. E vamos nessa praia hoje.

| 25/09/2019 - Luciano Pires
683 – O peixe

E aí, hein? Dar o peixe ou ensinar a pescar? Será que se você ensinar a pescar, as pessoas magicamente vão mudar? Ou é preciso ir um pouco mais longe? Olha, a mudança aparece quem a quer. E é nessa praia que vamos hoje.

Posso entrar?

| 18/09/2019 - Luciano Pires
682 – LíderCast 13

É isso que é o LíderCast. Uma homenagem a quem trabalha, para si, para outros, para progredir. Não importa se de direita, de esquerda ou de centro. O LíderCast é Liderança e empreendedorismo na veia.

| 11/09/2019 - Luciano Pires
678 – Dominando a Civilidade

Vivemos uma epidemia de incivilidade que silenciosamente toma conta das pessoas, organizações e nossa economia. Desrespeito, falta de sensibilidade e comportamentos rudes estão presentes, fazendo com que, mesmo quem quer performar bem, não consiga. Além da questão moral, a incivilidade reduz lucros!

É nessa praia que vamos hoje

| 14/08/2019 - Luciano Pires
677 – Teorias da Conspiração

Vivemos numa sociedade assolada por grandes acontecimentos. Acidentes, tragédias e guerras, dando origem a teorias da conspiração, que lidam com alguns de nossos desejos, medos e suposições mais profundos sobre o mundo. Ao acreditar que eventos são controlados por entes poderosos, as teorias da conspiração dão suporte para aquela nossa sensação de que grandes acontecimentos têm grandes causas. E ajudam a explicar o que acontece em torno de nós.
Mas tem quem exagera…

| 07/08/2019 - Luciano Pires
674 – Balde de Caranguejos

O termo “mentalidade de caranguejo” é utilizado em sociologia como uma metáfora para aquela pessoa que, ao ver alguém progredindo, melhorando de vida ou fazendo algo bom, faz de tudo para impedir que a pessoa seja bem-sucedida. É a mentalidade de “se eu não consigo, você também não pode conseguir”, que ganhou maior dimensão neste ambiente político mundial que aposta na divisão da sociedade em classes.

Vivemos num balde de caranguejos

| 17/07/2019 - Luciano Pires
673 – LíderCast 12

Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um elenco de primeira linha, com histórias da vida real, de vitórias, fracassos, medos e coragem. Tudo aquilo que a gente encontra no dia a dia, com aquela pegada que você só encontra no LiderCast. Hoje apresentamos o elenco.

| 10/07/2019 - Luciano Pires
671 – Antifrágil

Um dos livros sumarizados no Café Brasil Premium foi o Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb, um daqueles raros livros que, quando surgem, causam um impacto capaz de mudar a visão de mundo de muitas pessoas. Além disso, foi um livro muito solicitado por assinantes do Café Brasil Premium, e me proporcionou a oportunidade para uma releitura. No fim, como sempre, quem mais sai ganhando sou eu. Neste Café Brasil especial, muito oportuno para o momento que vivemos, você vai receber a íntegra do Podsumário Antifrágil.

| 26/06/2019 - Luciano Pires
669 – Fora da Caixa 2

Você não precisa inventar a lâmpada para ser original. Dá para ser original combinando ideias já existentes e expressando a sua verdade. E a única coisa que você perde no esforço de ser criativo e original é… o esforço. Que pode trazer recompensas inimagináveis, se der certo.

Posso entrar?

| 12/06/2019 - Luciano Pires
668 – Fora da caixa

Não é fácil hoje em dia ter uma ideia original, defender algo que não faz parte da pauta da maioria. É muito fácil ser engolido pela normose e perder nossa individualidade, repetindo o que todo mundo faz, porque todo mundo faz, porque todo mundo faz. Não é fácil ser o centro dos olhares, o polo de atração dos haters, aquela gente que não suporta quem pensa diferente. Não é fácil ser…original.

Vamos nessa hoje.

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Posso entrar?

| 05/06/2019 - Luciano Pires
665 – O Vale

A trilha para o sucesso envolve trabalho duro e dedicação, além de um pouco de sorte. Mas a verdadeira chave para o sucesso é saber quando parar, quando desistir de um projeto. No programa de hoje reproduzo o PodSumário do livro The Dip, de Seth Godin, onde ele diz que os vencedores são os que sabem quando desistir rapidamente, frequentemente e sem sentimento de culpa, até que serem capazes de vencer o obstáculo certo.

| 15/05/2019 - Luciano Pires
664 – Sobre lagartas e borboletas

Cara, como mudar é difícil… perder peso…manter forma física… para alguns, parar de fumar… parar de roer unha, de dormir tarde… de comer muito! Mudanças são difíceis porque nossos hábitos estão profundamente enraizados e alguns atributos de nossa personalidade são simplesmente imutáveis. Bem, mas se não dá pra mudar, dá pra dar uma alteradinha? Consigo deixar de ser lagarta pra ser borboleta? Talvez. Mas cuidado com gente que diz que tem a fórmula e sai por aí cagando regra.

| 08/05/2019 - Luciano Pires
663 – A crisálida

A maturidade entende que existe a escuridão no mundo, mas que não precisamos viver nela. Podemos acender a luz e oferece-la para os outros.

| 01/05/2019 - Luciano Pires