Resumos do Café Brasil

Lidercast
635 – De onde surgiu Bolsonaro?

O pau tá quebrando, a eleição ainda indefinida e nunca se viu tanta gente em conflito. E conflito consigo mesmo e com outros! No meio do tiroteio, sem ironia, um personagem: Jair Bolsonaro. É hora de procurar saber de onde veio essa figura. Este programa eu dedico a meus amigos e ouvintes da esquerda.

Posso entrar?

| 17/10/2018 - Luciano Pires
LíderCast 126 – Alexis Fonteyne

Empresário criativo e agora candidato a Deputado Federal em São Paulo pelo partido Novo, um inconformado com o manicômio tributário brasileiro e disposto a botar pra quebrar. Saia da frente dele.

| 04/10/2018 - Luciano Pires
631 – O valor de seu voto – Revisitado

Mais discussão de ano de eleição: afinal o que é o voto? E o voto nulo é um ato político válido, que realmente vale a pena? Vamos pensar a respeito disso no programa de hoje, que é a releitura de um episódio que foi ao ar em 2014.

| 19/09/2018 - Luciano Pires
629 – Gramsci e os Cadernos do Cárcere

Essa aparente doideira que aí está não é doideira. É método. Hoje vamos conhecer Antonio Gramsci, cuja obra genial ajudou a chegar na situação em que nos encontramos. Cuidado com o disjuntor aí…

Posso entrar?

| 05/09/2018 - Luciano Pires
LíderCast 122 – Simone Mozzilli

Uma empreendedora da área de comunicação, que descobre a vocação do voluntariado, vive a mesma agonia das pessoas que ajudava e dá um novo rumo para sua vida. Outra daquelas histórias de superação, força e vontade de viver. É inspiradora.

| 30/08/2018 - Luciano Pires
LíderCast 121 – Rodrigo Gurgel

Mais que um escritor, um professor de escrita, mas com uma história que começa com a militância sindical até chegar ao universo do conservadorismo. Que grande figura.

| 23/08/2018 - Luciano Pires
627 – Os donos da liberdade

Estamos em meio a uma das maiores mudanças da história da humanidade, com aquilo que costumamos chamar de “mídia” sofrendo uma mutação expressiva, sem que saibamos para que lado vai. De onde vem a informação que você consome? Quem é que decide o que você consome? O que você produz? Ah, é você? E quem distribui? Opa! Deletaram seu post, sua página?

Posso entrar?

| 22/08/2018 - Luciano Pires
625 – João Amoêdo

Continuando a conversa com candidatos a Presidente nas próximas eleições, hoje é a vez de João Amoêdo, do Partido Novo. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires. Antes de começar o show, um recado: a transcrição desta […]

| 08/08/2018 - Luciano Pires
624 – Paulo Rabello de Castro

Na medida do possível, estamos conversando com candidatos a Presidente nos episódios do LíderCast. Vamos republicar essas conversas aqui no Café Brasil, é uma prestação de serviços necessária. Hoje é o primeiro, Paulo Rabello de Castro.

| 01/08/2018 - Luciano Pires
LíderCast 116 – Roberto Motta

Empreendedor, professor, engenheiro, mestre em gestão, escritor e pai. Ativista político e defensor da liberdade do indivíduo contra todas as tiranias. Um papo muito interessante sobre liberdade individual e a capacidade de fazer acontecer.

| 19/07/2018 - Luciano Pires
LíderCast 114 -Alexandre Ostrowiecki

Empreendedor, com uma história incrível de como o destino o coloca à frente de uma das 500 maiores empresas do Brasil, onde ele percebe que, como cidadão, pode fazer muito mais. Então, nasce o Ranking dos Políticos.

| 05/07/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 620 – Democracia, tolerância e censura

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade”.
Este programa é uma releitura do Café Brasil 264 – Democracia e censura, publicado originalmente em 2011.

| 04/07/2018 - Luciano Pires
LíderCast 112 – Paulo Rabello de Castro

Professor, consultor, com vasta experiência no setor privado, ex-presidente do IBGE e do BNDES e agora candidato a Presidente da República. Tempo de gravação: 01 horas, 31 minutos e 33 segundos

| 21/06/2018 - Luciano Pires
616 – Na média

Num ambiente construído para que as pessoas fiquem “na média”, o resultado será esse mesmo: gente média, conformada com o médio. E, pior, com inveja dos que parecerem acima da média.

| 06/06/2018 - Luciano Pires
615 – Fake News? Procure o viés

Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….

Mas… e se a história for falsa?

| 30/05/2018 - Luciano Pires
610 – Abre-te Sésamo

Abre-te Sésamo é a frase mágica do conto de Ali-Babá e os Quarenta Ladrões, que abre a porta da caverna onde estão os tesouros roubados pelos 40 ladrões. A frase aqui é uma alegoria sobre abrir cabeças, com uma aulinha sobre Socialismo na América Latina, com Glória Álvarez.

| 25/04/2018 - Luciano Pires